-
Arquitetos: PMMT
- Área: 41330 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Gael del Rio, Luca Bani
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova Clínica Girona é um edifício projetado para se adequar ao modelo de negócios do cliente e fiel a um Plano Funcional que visa atualizar e aprimorar os serviços de um hospital com mais de 80 anos de história. O projeto triplica a superfície construída da antiga sede e expande seu número de especialidades para oferecer um serviço completo de saúde, tornando-se uma referência para o setor privado de saúde na Catalunha.
Trata-se de um edifício com 3 subsolos e 8 pavimentos acima do nível do solo, que responde às condições urbanas do terreno onde está localizado e inclui 3 pátios que permitem o máximo de luz e ventilação em seus interiores. Possui serviços como emergência, diálise, diagnóstico por imagem (com 16 salas para este fim), ambulatório, reprodução assistida, anatomia patológica, reabilitação, laboratórios, oftalmologia, salas de cirurgia, bloco obstétrico, hospital de dia, hemodinâmica cardíaca e eletrofisiologia, unidade de endoscopia, UTI, unidades de hospitalização e todos os serviços gerais necessários para o funcionamento da Clínica.
O edifício dialoga com a cidade através de suas quatro fachadas, que obedecem aos mesmos critérios de projeto, mas são adaptadas com soluções diferentes de acordo com sua posição no contexto. A fachada norte, de frente para o centro da cidade, emoldura a entrada principal; a fachada sul, que acolhe a cidade, é concebida como um grande marco de entrada; a fachada oeste, vista do trem, cumpre uma função corporativa; e a fachada leste dá à Clínica um caráter urbano.
Os critérios do método Clear Code Architecture® foram aplicados em sua concepção, tais como a implementação de estratégias universais de acessibilidade em balcões, elevadores, escadas e banheiros, entre outras ações. Ao mesmo tempo, o interior do edifício foi concebido do ponto de vista da humanização, buscando sempre um design focado nas necessidades do usuário, utilizando materiais saudáveis que levam em conta a saúde dos ocupantes, seguindo os critérios estabelecidos pela Friendly Materials®.
O projeto da infra-estrutura obedece aos parâmetros de polivalência, pois um edifício hospitalar deve permitir mudanças em seu layout no ritmo exigido pelos avanços médicos e tecnológicos. A nova Clínica Girona tem um projeto inovador e funcional, a serviço de uma clínica eficiente, sustentável e universalmente acessível, comprometida com a saúde e o bem-estar das pessoas.